Thor: deus nórdico no Mr. Bharcks
- Mr. Bharcks
- 9 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Quando falamos do Thor, deus da mitologia nórdica, logo lembramos do super-herói das HQs da Marvel criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby que, com sua primeira aparição nos gibis em agosto de 1962 em Journey into Mystery n83, passou a contar com uma legião de fãs.
Segundo Stan Lee a ideia de usar um deus nórdico nos quadrinhos como super-herói foi sua e Thor seria um humano que se transformava no poderoso protetor da justiça sempre que houvesse necessidade. Então Stan Lee entregou a concepção da HQ para Larry Lieber (responsável pelo roteiro) e Jack Kirby (responsável pelos desenhos) e na HQ de estreia, um pacato médico americano, Don Blake, em férias na Noruega, encontra um cajado numa caverna e, ao batê-lo em numa rocha, transforma o doutor no Thor e o cajado no martelo. Algum tempo depois houve a consolidação do personagem que ganhou versão para o cinema, integrando o elenco de super-heróis da Marvel, incluindo a participação como membro fundador do grupo de super-heróis: os Vingadores.

E quanto a divindade da mitologia nórdica?
Thor era conhecido, na cultura nórdica em povos do norte da Europa em um período conhecido como Era Viking que foi de 793 a 1066, como o deus das batalhas, do trovão, das tempestades e da agricultura. Era um guerreiro que derrotava gigantes, trolls e monstros como retratado em Edda em Prosa. Reconhecido pelos historiadores como o deus mais popular e o mais poderoso, Thor era casado com Sif e era o pai de quatro filhos: Módi, Magni, Thrúd e Lorride, sendo que esse casamento foi o seu segundo, antes foi casado com Járnsaxa. Ainda segundo relato de Edda em Prosa, um dos registros escritos sobre a mitologia nórdica, Thor tinha seu reino sediado em Thrúdvangar e seu salão era chamado de Bilskirnir e tinha 540 quartos.
Thor (do nórdico antigo Þórr) era da família dos deuses Æsir é era filho de Odin e Jörd e usava um martelo, chamado Mjolnir, um cinto chamado de Megingjord, duas luvas de ferro chamadas Járnglófar e também possuía uma carroça puxada por duas cabras, Tanngrísnir e Tanngnjóstr... ele poderia até matá-las para se alimentar que elas renasceriam no outro dia, por isso também foi conhecido como o senhor das cabras.

Tido pelos nórdicos como o protetor de Midgard, nome pelo qual eles se referiam à Terra, e também de Asgard, a morada dos deuses. A influência do Thor era tamanha que, nos locais de cultura anglo-saxã, a quinta-feira ficou conhecida como Dia de Thor. Assim, o termo thursday (quinta-feira), no inglês, é uma derivação de Thor’s Day (Dia de Thor)."

Nos quadrinhos há também o Rei Thor, que é o novo pai dos deuses quando o universo se encontra em franca decadência e carente de divindades em milênios no futuro,

E aqui não poderia faltar um burger para representar o deus do trovão, além de uma ilustração exclusiva feita por G.Moniz (@gabriel_amoniz) para o Mr. Bharcks, representando o chef Thor.

Comments